O colágeno é um tipo de proteína fibrosa sintetizada pelo corpo humano e representa cerca de 25% de toda proteína corporal sendo a mais abundante no organismo. Ele é encontrado em maior quantidade nos ossos e na pele. Suas fibras são insolúveis e de grande resistência, por isso desempenha um importante papel estrutural. Destaca-se das outras proteínas animais devido a sua composição atípica de aminoácidos. No suplemento, o colágeno encontra-se parcialmente hidrolisado.
PARA QUE SERVE?
O colágeno é importante na manutenção e reconstituição da pele, dos ossos, dos tecidos cartilaginosos e da matriz extracelular. Sua mais ampla aplicação tem sido na prevenção e/ou no tratamento da artrose (degradação da cartilagem das articulações) e da osteoporose (redução da massa óssea). Além disso, teoricamente é capaz de estimular a produção do colágeno natural pela pele, que decai à medida que envelhecemos, evitando o aparecimento de rugas e marcas de expressão. Tem sido muito empregado pela nutrição estética para dar maior firmeza à pele, gerando tonificação e atuando como coadjuvante no tratamento da celulite.
QUAIS SÃO OS TIPOS?
O melhor tipo de colágeno para se usar como suplemento é o colágeno hidrolisado. A gelatina, apesar de ser fonte de colágeno, não possui a forma hidrolisada em sua composição e, por isso, não se beneficia dos efeitos positivos que o colágeno hidrolisado gera. Como suplemento é encontrado em pó ou em cápsulas, aparecendo ainda como ingrediente de outros suplementos, como hiperproteicos e aminoácidos líquidos.
COMO USAR?
Deve ser administrado 10g de colágeno hidrolisado ao dia para que haja estímulo à produção corpórea do colágeno.
EXISTEM EFEITOS COLATERAIS?
Não foi relatado nenhum efeito colateral com a suplementação de hidrolisado de colágeno.
Equipe SNC
Nenhum comentário:
Postar um comentário